domingo, 20 de março de 2011

Orgãos Linfóides Secundários na Resposta Adaptativa

Os órgãos linfóides secundários emitem a resposta imunológica através das suas células e moléculas existente nesse processo no qual participam ativamente da resposta adaptativa ou adquirida.
A resposta adaptativa é caracterizada pela presença de Macrofágos, Linfocitos B e Células Dentriticas, além de ser um tipo de resposta altamente especifica para cada patogeno, disponibilizar uma resposta mais rápida para o organismo e agir após uma infecção.

Na resposta adaptativa são formados linfócitos T e B memória que permitem um reconhecimento antigênico mais rápido e uma melhor defesa em contatos subseqüentes. O resultado é uma imunidade duradoura, protegendo o organismo contra infecções pelo mesmo agente.
Pequenos linfócitos oriundos da célula progenitora linfóide da medula óssea dirigem-se ao timo ou permanecem na medula, dando origem a linfócitos T e B, respectivamente. Essas células migram para os órgãos linfóides secundários: linfonodos, baço e tecido linfóide associado às mucosas (MALT), para que se efetue a resposta adaptativa. Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular, enquanto os B produzem anticorpos, os quais constituem a imunidade humoral . A inflamação é resultante dos diferentes mecanismos da resposta imunológica na tentativa de manter a homeostasia do organismo e recuperar os tecidos lesados. É o resultado da ativação da resposta inata ou da inata em conjunto com a adaptativa.Dessa forma os órgãos linfóides secundários participam efetivamente para que haja a resposta adaptativa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário